segunda-feira, 27 de junho de 2011

Summer in DC




Eis que a vida é um grande ciclo e mais uma vez retorno aos EUA.
Na minha terceira viagem do ano para este país, um destino um pouco diferente - Distrito de Columbia ou DC como dizem os nativos. Nomeado em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington.

Vim em um vôo que sai de Brasília, da Delta e tendo visto as duas capitais em um pequeno intervalo de tempo, é difícil não deixar de notar algumas semelhanças, por mais que discretas, existentes sem sombra de dúvida. Uma cidade plana, com prédios residenciais baixos, as explanadas (mall), suas vias rápidas e um céu muito bonito.

É claro que Washington DC, representando o forte império americano, se mostra mais bem cuidada e também mais agradável à população....e bem americana, obviamente.




No verão as temperaturas vão de 20 a 35 graus celsius e umidade é altíssima. Estou aqui faz uma semana e já morri de calor, mas adoro! O metrô tem ar condicionado, mas aquela sensação de banho tomado passa rapidamente 2 minutos que você está fora de casa.

Aqui é uma cidade extremamente agradável de andar. Tem gente caminhando em todas as ruas, um monte de carros, é claro, mas muita gente usa transporte público, tanto o metrô (com 171 km de extensão e 86 estações). Todos os bairros têm um centrinho comercial que em geral fica localizado em uma grande avenida e as ruas próximas a essa avenida são muito arborizadas, tranquilas e extremamente residenciais. Eu moro em uma dessas belas ruas arborizadas. :-)



Outra coisa que eu acho super interessante são os rios que cortam essa cidade, e taí outro ponto em comum com Brasília. O pessoal soube aproveitar esse recurso natural de uma forma bem bacana. O rio Potomac dá a cidade um visual mais sofisticado e no verão muito mais agradável. Inclusive em Georgetown, o bairro em que fica o campus principal da George Washignton University no verão é possível notar uns canais muito charmosos. Também tem um point que me lembra muito o Pontão em Brasilia, onde os filhos dos senadores e juízes vão com as suas lanchas causar um pouco próximo de bares lotados. Mera coincidência?



Bom, estou adorando o meu começo de verão por aqui. A noite é muito boa, já sai em duas vizinhanças diferentes, Adams Morgan (foto abaixo) e Dupont Circle. O último foi meu predileto, com um pessoal mais "diferenciado", porque por mais que aqui seja Estados Unidos, existe grande chance de ter muita gente esquisita na balada. Outra particularidade da cidade é a comida pós balada Jumbo pizza, que é um pedaço de pizza descomunal (com uns 20cm de raio) vendido a poucos dólares para os bêbados esfomeados.




Enfim, essa cidade está me agradando muito! Qualidade de vida, a mentalidade das pessoas, a quantidade de coisas a fazer. Tudo é excelente! Recomendo! Se puder escolher, venha no verão, os museus são gratuitos durante todo o ano, mas só no verão tem festivais culturais, cinema a céu aberto no National mall sem falar naquela brisa morninha - que eu adoro!






2 comentários:

Felipe Reis disse...

Cidades planas têm um crepúsculo meio dramático pra mim. Na verdade é um catalisador: se eu tiver meio pra baixo eu fico muito pra baixo se eu tiver pra cima eu consigo ignorar e ver apenas a beleza do gradiente das cores do céu cobrindo o horizonte plano.

Ceci meu demais essas voltas, imagino o tempo que você tem pra ficar consigo mesma nessas viagens, deve ser demais. Um beijo enorme e até!

Unknown disse...

Adorei o post!!! Muito bem escrito, descritivo, me senti em DC!!! Só não sei se peguei toda a caracterização porque eu não gosto nem vejo beleza em brasilia, mas talvez seja algo só a respeito só brasilienses... rs Ah eu quero!!!